Nesta segunda-feira (22), a Comissão dos Aprovados da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) 2019 participou da reunião do Colégio de Líderes, na qual contou com grande quantidade de deputados distritais. Logo no início do encontro, a deputada Júlia Lucy (Novo) demonstrou apoio aos aprovados.
A Comissão dos Aprovados se apresentou a todos os parlamentares presentes e explicitou a pauta: a necessidade de recomposição dos quadros da CLDF. Isso porque a Câmara está esvaziada devido à longa espera para a realização de concurso público, com defasagem de servidores em diversas áreas, além da perspectiva de piora da situação tendo em vista as possíveis aposentadorias que estão para acontecer.

A sessão do Colégio de Líderes foi presidida pelo deputado Iolando Almeida (PSC), que ressaltou que o objetivo da Câmara Legislativa é nomear o máximo de aprovados possível e que a Casa está trabalhando justamente para que isso aconteça. O deputado Iolando também foi apontado para fazer o contato direto com a Comissão.
O deputado Agaciel Maia (PR), presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças, explanou que uma das possibilidades para que nomeações sejam realizadas seria o aumento da dotação orçamentária. O deputado é servidor do Senado Federal e já sinalizou ser a favor da recomposição dos quadros da Casa.
A Comissão dos Aprovados também se reuniu com a assessoria do deputado distrital Reginaldo Sardinha (Avante), para discutir a demanda dos aprovados.
Bastidores
Após a reunião do Colégio de Líderes, a Comissão conversou informalmente com o deputado Iolando, o qual adiantou que devem ocorrer novas nomeações até o final dessa semana. O concurso para a Câmara Legislativa do Distrito Federal foi realizado em 2018. Até o momento, apenas o cargo de técnico legislativo foi homologado e já teve quatro nomeações: dois técnicos em enfermagem e dois técnicos em manutenção. Os demais cargos ainda aguardam homologação. Ao todo, foram oferecidas 86 vagas.


